Qual a melhor forma de servir à mesa?
O espírito natalino se aproxima e muitos preparativos começam a ser feitos para a chegada deste dia tão especial. Um deles é a forma de servir à mesa. Estilos de serviços desempenham um papel importante no sucesso de qualquer evento bem planejado e muitos, podem contribuir ainda mais para o entretenimento e satisfação dos seus convidados.
Você sabia que no Ocidente, basicamente, existem três maneiras de servir almoços e jantares: à francesa, à inglesa e à americana?
Servir à francesa é o tipo de serviço mais formal que pode ser oferecido. Nele, a(o) garçonete/garçom leva as travessas e os talheres de servir até cada convidado, que se serve sempre do lado esquerdo, começando pelas mulheres (começa pela primeira mulher à direita do anfitrião) e em seguida os homens, obedecendo à mesma sequência. Para não esquecer: tudo o que entra, entra pela esquerda; tudo o que sai, sai pela direita. A exceção das bebidas, servidas pela direita respeitando a organização da mesa (copos e taças do lado direito). Sinônimo de serviço à francesa, é o empratado. Os pratos já vêm montados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa. É mais formal e os convidados jantam praticamente no mesmo intervalo de tempo.
Servir à inglesa: o garçom traz a comida em bandejas para que cada pessoa escolha o que deseja comer, e só então faz o serviço, sempre pelo lado esquerdo de cada convidado.
É um serviço muito utilizado em restaurantes mais antigos e tradicionais, quando o prato não vem montado da cozinha. Às vezes, utiliza-se também um carrinho de apoio em que fica a travessa para montagem dos pratos.
Servir à americana: maneira de servir à mesa de forma mais despojada, mais prático, ainda mais quando são muitos convidados. Além disso, é mais econômico, já que dispensa o uso de tantos garçons, além de poupar um pouco o anfitrião, que fica menos preocupado e consegue aproveitar mais a ocasião. O serviço é feito em forma de bufê e os alimentos colocados em uma única mesa ou aparador e as pessoas se servem à vontade. Pratos, talheres e guardanapos e travessas de comidas e pães em uma ponta da mesa e os talheres na outra ponta.